Adição de Categoria C na Cnh

A adição de categoria C na CNH representa o acesso dos motoristas à utilização de veículos como vans e micro-ônibus, além de motivar a melhoria na qualidade dos serviços prestados. Esta necessidade foi apresentada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SNT) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que criou e estabeleceu as regras para a obtenção da categoria C na CNH.

O que é a adição de categoria C na CNH?

A categoria C na CNH é uma classificação de habilitação que permite que o condutor possa dirigir veículos como ônibus e vans. Para que seja possível obter a habilitação, o solicitante deve ter a idade mínima de 21 anos, possuir a habilitação de categoria B há mais de três anos e realizar todos os exames médicos e psicológicos exigidos. Além disso, uma aula de direção defensiva e alguns treinamentos complementares devem ser realizados para a obtenção da habilitação.

Como funciona a adição de categoria C na CNH?

Para adicionar a categoria C na CNH é necessário que o motorista seja aprovado no Exame Médico e Psicológico prévio, além de ter de cursar a Aula de Direção Defensiva. Esta aula é obrigatória e deve ser acompanhada de um curso de reciclagem anual. Já os exames médicos e psicológicos devem ser aplicados periodicamente, o que garante a segurança do motorista e de todos os usuários da via. Além disso, é preciso estar atento às informações específicas do veículo pretendido, como capacidade de passageiros, se é ônibus ou van, tipo de combustível, entre outras.

Vantagens de ter a categoria C na CNH

• O condutor pode exercer atividades profissionais com veículos de transporte de pessoas;
  • O condutor terá mais flexibilidade para trabalhar e para prestar serviços;
  • O condutor fará menos deslocamento;
  • O condutor terá mais recursos financeiros;
  • O condutor poderá exercer atividades comerciais;

Uma vez obtida a categoria C na CNH, o motorista pode oferecer serviços como transporte de passageiros, transporte escolar, transporte de turismo, transporte de eventos, entre outros. Para obter esta habilitação, é fundamental contar com a assessoria de uma auto escola especializada, como a Auto Escola Nova Ferrari. Conte com eles para tirar todas as suas dúvidas sobre a adição de categoria C na CNH e realize a sua cotação agora mesmo e comece a exercer uma atividade segura, lucrativa e de extrema importância para a população.